Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Tibães Golfe

Tibães Golfe  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

Re: Tibães Golfe

Mensagempor karlussantus » segunda set 21, 2015 12:28 am

Pena que não tenha 18 buracos. E pelo que se vê no projeto a sua proximidade com o Mosteiro de Tibães, parece-me que terá impacto negativo no Mosteiro, vai perder-se a ideia de isolamento, a ideia de um Mosteiro histórico em meio rural, rodeado por campos e natureza.
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Mr Strangelet » segunda set 21, 2015 11:44 am

Duvido que este projecto avance enquanto não encontrarem novo parceiro privado (ou então já encontraram e ainda não é publico).

Quanto ao impacto junto do mosteiro eu não me preocuparia. O golfe é um desporto aonde se dá primazia ao silencio e contacto com a natureza. Basta visitar a zona do golfe de ponte de lima para perceber que é provavelmente das áreas mais tranquilas do concelho. Além disso no projecto do tibaes golfe tiveram o cuidado de ter a zona residencial no extremo mais afastado do mosteiro. Com um paisagismo bem estudado e com a altura dos muros da cerca provavelmente nem se ouvirá as tacadas.
Mr Strangelet
Cardeal

Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm

Mensagempor El Salvador » segunda set 21, 2015 2:14 pm

A exemplo de anos anteriores em 31 Dezembro 2014 - pag. 4 - a RAR Imobiliaria continuava a procurar um comprador para o projecto embora agora com perspectivas positivas seja la isso o que for.
Longe vai o tempo em que a empreiteiragem de Braga arrancava com os Braga Parque e Feira Nova e so depois e que o pessoal lisboeta do know-how vinha comprar os empreendimentos.
El Salvador
Arcebispo

Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Mensagempor El Salvador » segunda set 21, 2015 2:14 pm

El Salvador
Arcebispo

Mensagempor karlussantus » segunda set 21, 2015 2:57 pm

Mr Strangelet Escreveu:Duvido que este projecto avance enquanto não encontrarem novo parceiro privado (ou então já encontraram e ainda não é publico).

Quanto ao impacto junto do mosteiro eu não me preocuparia. O golfe é um desporto aonde se dá primazia ao silencio e contacto com a natureza. Basta visitar a zona do golfe de ponte de lima para perceber que é provavelmente das áreas mais tranquilas do concelho. Além disso no projecto do tibaes golfe tiveram o cuidado de ter a zona residencial no extremo mais afastado do mosteiro. Com um paisagismo bem estudado e com a altura dos muros da cerca provavelmente nem se ouvirá as tacadas.

O que me incomoda no projeto são as casas contemporâneas que lá vão colocar... Parecem ser 28 pelo projeto que o Duarte partilhou, estão ali muito disfarçadas mas parece-me que terão impacto negativo. O campo em si também concordo que seria facilmente enquadrável dai que preferisse um campo com 18 buracos, em vez de 9 com uma urbanização acopolada...
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Mr Strangelet » segunda set 21, 2015 3:29 pm

Ainda assim não creio que seja problemático. Tendo como exemplo o mesmo campo de golfe (ponte de lima), o relvado encontra-se dividido em 2 e é atravessado por uma rua que tem adjacente
- um restaurante
- um hotel com ginásio e piscina publica
- vários fogos de casas germinadas/apartamentos (bastante mais do que o previsto para o tibães golfe)

Isto para não falar nos diversos lotes de vivendas existentes no perímetro do campo de golfe. Mesmo com tudo isto é uma zona muito agradável e tranquila.
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor karlussantus » segunda set 21, 2015 5:35 pm

Mr Strangelet Escreveu:Ainda assim não creio que seja problemático. Tendo como exemplo o mesmo campo de golfe (ponte de lima), o relvado encontra-se dividido em 2 e é atravessado por uma rua que tem adjacente
- um restaurante
- um hotel com ginásio e piscina publica
- vários fogos de casas germinadas/apartamentos (bastante mais do que o previsto para o tibães golfe)

Isto para não falar nos diversos lotes de vivendas existentes no perímetro do campo de golfe. Mesmo com tudo isto é uma zona muito agradável e tranquila.

Sim, a zona deve ficar agradável, tranquila e bonita para quem lá vá usufruir do campo de golfe.
O meu receio é que o Mosteiro perca a envolvência rural e de isolamento que sempre lhe foi característica, ter construções contemporâneas ali à vista não será muito do meu agrado, mas isto já serão mais gostos.
E dependendo da topografia do terreno e da vegetação até podem ficar completamente invisíveis para quem está no Mosteiro.
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Mr Strangelet » segunda set 21, 2015 5:58 pm

Sim, tudo dependerá da qualidade do projecto na sua globalidade.
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor karlussantus » segunda set 21, 2015 6:02 pm

Fiz a sobreposição na imagem de satélite e parece-me que as casas vão ficar bem enquadradas e separadas da área do Mosteiro.

Imagem

E nesta maquete dá para perceber ainda melhor isso!
Maquete no SIL 2008

Imagem

Imagem

Skyscrapercity
:drink:
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Duarte » terça Oct 27, 2015 4:21 pm

Obras poderão começar ainda este ano em Tibães. Investimento ronda os dois milhões de euros

Braga vai inaugurar um campo de golfe no final de 2017. É essa a pretensão de António Ressurreição, o presidente do Clube Golf de Braga que, em entrevista ao programa Campus Verbal, disse ainda acreditar que os trabalhos possam começar ainda no decorrer deste ano.
Um espaço que irá nascer em Tibães e que pode potenciar a cidade como um destino turístico para os amantes da modalidade. António Ressurreição não tem dúvidas que Tibães se pode afirmar como uma referência. "Tibães, pelas suas características, vai-se afirmar, facilmente, como novo pólo da cidade. O campo de golfe, o mosteiro e as actividades que poderão ser partilhadas entre ambos, vão transformar Tibães num novo centro de interesse dentro da cidade", sustenta o responsável.
António Ressurreição sublinhou ainda que as características do campo tem várias valências para o negócio local porque vai potenciar o "bussiness golf, que é um golfe de nove buracos que permite em duas horas e meia fazer uma partida de golfe rápida, usando a manhã, a hora do almoço ou mesmo o fim de tarde para jogar".
Este é um projecto orçado em mais de dois milhões de euros e que irá encontrar financiamento em parceiros privados. "São investimentos para a compra dos terrenos e posterior construção para que nos finais de 2017 tivéssemos o campo construído", afirma o responsável.
António Ressurreição, no final da entrevista, deixou ainda várias críticas à estratégia desportiva seguida na cidade nos últimos anos. "Vejam os investimentos que se fizeram em equipamentos desportivos. O que resultou? Para que serviu? Quem ajudou? Temos um parque de equipamentos desportivos desproporcional. Há coisas que se fizeram sem qualquer sentido. Com algum desse dinheiro investido nesses equipamentos, nós teríamos dois ou três equipamentos de golfe e os resultados eram completamente diversos", assegurou.
A entrevista ao programa Campus Verbal, conduzida por Daniel Silva, volta a ir para o ar esta noite, a partir das 20h. Está já disponível em podcast em http://rum.pt/shows/campus-verbal

@RUM
|Days of War|
Duarte
Administrador

Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm

Mensagempor Mr Strangelet » terça Oct 27, 2015 8:14 pm

Curioso que nessa maquete de 2008 já estava representado o arranjo em frente ao mosteiro que só veio a ser feito uns 4 anos depois.

Quanto à entrevista, a verdade é que não nos diz grande coisa. Quando li o primeiro parágrafo fiquei na expectativa de no resto do texto ler que se tinha encontrado novo parceiro privado, o que não aconteceu. Não sei se é por simplesmente não o quererem confirmar ou se é porque simplesmente ainda não há realmente parceiro privado.
Mr Strangelet
Cardeal

Mensagempor El Salvador » terça Oct 27, 2015 11:26 pm

Eu nem ouvi o Sr. falar das moradias. Falou do campo e do clube de apoio, da compra dos terrenos e eventual acesso a fundos comunitarios. 2 a 2 ponto cinco milhoes. Nao se esclarece se as moradias ficam para depois ou vao para o tecto e neste ultimo caso qual o tipo de alojamento alternativo que havera ... ou nao, Aguardemos um pouco mais.
El Salvador
Arcebispo

Mensagempor El Salvador » terça dez 20, 2016 7:21 pm

El Salvador
Arcebispo

Anterior

Voltar para Projectos e Urbanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes