Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

[Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio  

Entrevistas dos utilizadores do fórum a personalidades bracarenses.

[Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor Meireles88 » segunda fev 25, 2013 10:06 pm

Reabrimos assim uma das zonas de excelência do fórum. Com as eleições autárquicas à porta o forum Bracarae decidiu convidar os candidatos às eleições autárquicas por Braga a responderem a algumas questões colocadas pelos foristas.

Este tópico serve para o candidato pela coligação Juntos Por Braga que este ano tem o lema Ricardo Rio Por Braga.
Imagem

Fica assim aqui aberto o espaço para colocação de questões relacionadas com as eleições autárquicas.

Relembro-vos as regras: Respeito, educação e criatividade! Após a colocação das questões a moderação fará uma seleção cuidada e enviará as mesmas ao Dr. Ricardo Rio.

Atenção,o fórum é um espaço imparcial e apartidário! Apela-se ao respeito pelas regras e ao uso de bom senso em todas as questões colocadas a qualquer candidato.

A resposta ao email enviado:
[spoiler]
Caro Mário,

Tal como já aconteceu numa ocasião anterior, será com todo o gosto que respondo a todas as vossas questões.

Aproveito para lhe pedir desculpa pelo atraso na resposta (que se deveu a um mal entendido “interno” e para vos voltar a felicitar pelo esforço de discussão das questões locais, que acompanho sempre que posso.

Um abraço,
Ricardo Rio
[/quote]
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3097
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor tony » segunda fev 25, 2013 11:59 pm

Como cidadão Bracarense, aluno de Ciência Politica na Univ. do Minho, interessado no projecto de extinção do centralismo económico, social, cultural, por parte do Governo, e apoiante do Regionalismo, ou melhor dizendo, na luta pelo destacamento do Norte,
gostaria de perguntar ao candidato Ricardo Rio as seguintes questões:
- Que pensa sobre o projecto Quadrilátero, que vias possíveis de este se dinamizar ao ponto de existir uma verdadeira coligação e ter-se resultados visíveis, visto que até agora nenhum cidadão deu por conta de algum movimento por parte do mesmo.
- Num plano mais abrangente à região Norte, como se sabe o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é um ponto de interesse comum, uma potência que felizmente ainda tem crescimento e consolida-o. Se os presidentes das cidades mais importantes do Norte se juntassem e se o convidassem a aderir ao movimento pela privatização, aceitaria? Se sim, que medidas tomaria para consolidar a aposta na sua privatização?
- Centrando-me na cidade de Braga, tem alguma ideia sobre que se pode fazer ao edifício Confiança?
- Por fim, não menos importante, embora seja de menor relevo politico, que pensa da ideia de criação de mais espaços verdes na cidade de Braga ?
Com os melhores cumprimentos e grato pela atenção a todos os foristas ,
António Sá Gonçalves
Imagem
Avatar do Utilizador
tony
Arcebispo
 
Mensagens: 1024
Registado: segunda jul 13, 2009 1:19 pm
Localização: Braga

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor carlosf95 » terça fev 26, 2013 10:38 am

O que acha do futuro dos TUB/EM ? O que seria melhor para eles, privatizados, concessionados, mudar alguma coisa interna...?
Com os melhores comprimentos,
Carlos Silva
Forum Bracarae Avgvste sempre em grande!
carlosf95
Arcebispo
 
Mensagens: 375
Registado: terça jan 11, 2011 11:16 am

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor infante74 » terça fev 26, 2013 10:50 am

A pergunta que quero fazer é muito simples:

Porque é que Ricardo Rio, a tal pessoa que já correu todas as capelinhas associativas, dando voz às carências e lacunas, nunca visitou os BVB depois de 2006, isto apesar de a protecção civil ser um dos principais problemas em Braga?

Será que não quer destapar a podridão que vai naquela instituição, que por sinal é dirigida por um autarca da coligação?

Como é que ricardo rio quer enfrentar os lóbis no concelho, se ele próprio nunca teve a moral de afastar das suas listas uma pessoa que destruiu uma das mais antigas instituições de bombeiros nacionais?

Acha que é possível ter um sistema de protecção civil capaz e competente, esquecendo a segunda entidade mais importante do concelho, em termos de prestação de socorro?

Obrigado pela oportunidade.

Fernando
Editado pela última vez por Duarte em quarta fev 27, 2013 12:52 pm, num total de 1 vez.
Razão: Neste tópico apenas serão permitidas perguntas aos candidatos. Opiniões sobre os mesmos devem ser dadas no tópico das eleições autárquicas.
infante74
Leigo
 
Mensagens: 1
Registado: terça fev 26, 2013 10:24 am

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor Meireles88 » terça fev 26, 2013 11:04 am

Mobilidade & Transportes

:arrow: Que pensa sobre o projecto Quadrilátero, que vias possíveis de este se dinamizar ao ponto de existir uma verdadeira coligação e ter-se resultados visíveis, visto que até agora nenhum cidadão deu por conta de algum movimento por parte do mesmo.

:arrow: O que pretende fazer o candidato para melhorar os transportes de Braga e qual o futuro dos TUB?

:arrow: O programa Regenerar Braga trouxe uma área pedonal brutal e fantástica. Os parquímetros/parcómetros estão a levar os cidadão a optarem pelos shoppings com parques gratuitos em detrimento do centro histórico. Não há uma necessidade acrescida de melhorar as ligações dos Transportes Públicos ao centro com a criação de corredores BUS exclusivos?

:arrow: A nível de mobilidade Braga tem falhas graves. Considera que Braga vai ganhar vias cicláveis/ciclovias (não só de lazer, mas para quem usa a bicicleta como meio de transporte),estacionamentos para bicicletas, corredores BUS, a nível da cidade? Estarão estas medidas incluídas no seu programa? Ou medidas semelhantes? Quais?

:arrow: A nível de mobilidade entre concelhos(falando no distrito de Braga), há uma falha ainda maior que leva a um maior uso do carro. O eléctrico ou metro a nível distrital, inserido numa AMBraga-no âmbito de um Quadrilátero mais abrangente- será algo a pensar a curto-médio prazo? Ou uma parceria entre a TUB e outras empresas para ultrapassar os limites do concelho seriam uma hipótese? Que medidas propõe ao nível de ligação entre concelhos, uma vez que cada vez são maiores os movimentos pendulares entre eles!

:arrow: Que medidas pretende tomar relativamente ao caos que se verifica na Rua Nova de Santa Cruz e na Rua D.Pedro V? Não pensa que seriam essenciais a criação de um corredor BUS juntamente com vias cicláveis? O seu programa visa este ponto negro do trânsito da cidade?

:arrow: O projecto TUBiclas seria fantástico e um passo gigante para a mobilidade do município. Foi abandonado devido à existência de um projecto privado-projecto esse que nunca foi concretizado. Cada vez mais pessoas usam a bicicleta como meio de transporte em Braga. Vai incluir no seu programa a reactivação do projecto?

:arrow: A privatização dos TUB é uma medida que pretende implementar? Porquê?

:arrow: O Sameiro é um local isolado da cidade, no entanto é muito procurado por turistas. Pretende criar uma ligação entre o Sameiro e o Bom Jesus, por exemplo com a criação de um eléctrico ou teleférico entre ambos os monumentos?

:arrow: A criação de um elétrico a ligar o Sameiro à cidade foi em tempos possibilidade. Que pensa desta ligação?

:arrow: O que tenciona fazer relativamente à Central de Camionagem? (Mantendo sempre a mesma no centro).

:arrow: Se for eleito vai pretender apenas apostar em autocarros ou está nos seus planos outros meios de transporte para a cidade, como por exemplo metro de superfície, eléctricos ou mesmo troleicarros?

:arrow: Em 2012, um grupo de cidadãos de Braga apresentou uma Proposta sobre mobilidade sustentável à CMB, às varias forças políticas e à sociedade bracarenses em geral. Qual a posição da vossa candidatura relativamente a esse documento, e quais dessas medidas propostas tencionam implementar durante o próximo mandato, caso sejam eleitos?

Relações entre Distritos
:arrow: Num plano mais abrangente à região Norte, como se sabe o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é um ponto de interesse comum, uma potência que felizmente ainda tem crescimento e consolida-o. Se os presidentes das cidades mais importantes do Norte se juntassem e se o convidassem a aderir ao movimento pela privatização, aceitaria? Se sim, que medidas tomaria para consolidar a aposta na sua privatização?

Regeneração

:arrow: Tem alguma ideia sobre que se pode fazer ao edifício Confiança?

:arrow: Pretende incluir incluir no seu programa a regeneração da central de camionagem? Porquê?

:arrow: Edifícios como o São Geraldo, antigo Tribunal de Braga, Salão Egípcio, Shopping Santa Cruz, Shopping do Rechicho, são praticamente edifícios devolutos. Que medidas pretende tomar relativamente aos mesmos?

Projectos

:arrow: A ligação entre estas duas ruas(D.Pedro V e Nova de Santa Cruz) é fundamental para aproximar o polo de Gualtar da uM ao centro histórico. Que medidas pretende tomar relativamente a esta ligação? O prolongamento do túnel das piscinas seria uma opção-criando assim uma ligação à superfície entre as ruas referidas-? É uma opção viável e a concretizar nos próximos tempos? Tem alguma medida do género para a zona?

:arrow: Que soluções tem para prolongar a variante do Hospital até à variante do fojo? Pretende manter o projecto actual que rasga as sete fontes?

:arrow: Com o monte do Picoto a ser regenerado, o Bairro Social do Picoto irá manter a sua localização?

:arrow: Para o parque Norte pretende manter o projecto da construção do parque aquático e do Hotel? Não acha que este parque já deveria ter avançado, uma vez que será ligação fundamental do centro histórico ao estádio?

:arrow: As ligações da cidade ao estádio municipal estão viradas para os automóveis. Pretende criar novas ligações pedonais? Pretende sinalizar as já existentes para os muitos visitantes saberem como se deslocar?

:arrow: Existem diversas vias projetadas para Braga, como a Variante do Cávado, Hospital, Circular Externa, ... pretenderá avançar com a construção de algum eixo viário estruturante no próximo mandato?

:arrow: A implementação da circular de Braga, clivou a malha urbana em diversos locais, como é exemplo a zona norte da cidade, ou o eixo de ligação entre a Universidade e o Centro Histórico. Que projetos pretende desenvolver para consolidar a malha urbana da cidade, e para resolver os problemas criados pela circular urbana?

Espaços Verdes

:arrow: Que pensa da ideia de criação de mais espaços verdes na cidade de Braga ?

:arrow: Avançar com um Plano de Pormenor e construção de um parque verde agradável e convidativo nas Sete Fontes é prioritário na sua candidatura? Algo para ser feito já em 2014?

Entidades Públicas

:arrow: Porque é que Ricardo Rio, a tal pessoa que já correu todas as capelinhas associativas, dando voz às carências e lacunas, nunca visitou os BVB depois de 2006, isto apesar de a protecção civil ser um dos principais problemas em Braga?

:arrow: Acha que é possível ter um sistema de protecção civil capaz e competente? Será isso possível esquecendo a segunda entidade mais importante do concelho, em termos de prestação de socorro?

:arrow: não deveria,Ricardo Rio ter-se chegado à frente e tentar mediar o problema relativo aos Bombeiros Voluntários?

:arrow: A insegurança em Braga tem vindo a aumentar. Pretende tomar algumas medidas para haver mais policiamento nas ruas?

:arrow: Não acha que seria benéfico estabelecer uma parceria com a administração do Hospital de Braga para que se pudesse construir uma entrada exclusivamente pedonal na zona Este do Hospital, potenciando a criação de comércio e movimento nesta zona, e neste sentido houvesse uma alternativa viável ao estacionamento pago no recinto do Hospital?

:arrow: Não acha que a rua da Quinta da Armada (troço já no bairro da Alegria), deveria ter apenas um sentido, por exemplo descendente, agora que há uma alternativa viável para chegar até ao cimo do bairro? não poderia, desta forma, equacionar-se a hipótese de alargar o passeio neste troço da rua?

Turismo e Informação

:arrow: Sendo Braga uma cidade de Turismo, particularmente de religioso, não merecia mais sinalização relativamente a locais a visitar? Pretende investir no Turismo com a criação de melhores e mais completos mapas e sinalização de rua?

:arrow: O que pretende fazer ao nível do Turismo, para tornar Braga numa cidade efectivamente capaz de ser alternativa ao Porto que concentra a quase totalidade das dormidas na Região Norte?

Problemas Sociais

:arrow: Que medidas pretende tomar para combater o consumo e tráfego de droga existentes na cidade? Locais como o Bairro Social de Santa Tecla, Bairro Social do Picoto, Enguardas, Fujacal, Andorinhas, etc são conhecidos por atrairem este tipo de negócio, que pretende fazer relativamente a estes locais?

Outras
:arrow: A falta de civismo na cidade verifica-se constantemente, com carros estacionados em 2ªfila e em corredores BUS, pretende tomar medidas relativamente a esta situação?

:arrow: A cidade de Braga está economicamente muito deprimida fruto da crise ter precipitado a implosão da principal actividade industrial fomentada pela autarquia nas últimas décadas, a construção civil, em detrimento de todas as outras. Sabemos que não podemos salvar a construção civil pois tem de se redimensionar para novos tempos. O que pretende fazer o candidato para fomentar a economia do concelho?

:arrow: O centro de Braga está desertificado. Tem muito poucos habitantes e os que tem são confrontados com escassez de transportes, poucos lugares de estacionamento próprios ou gratuitos, muitos edifícios a necessitar de renovação mas sem habitantes para formar massa crítica e dinamizar a manutenção. O que pretende fazer o candidato relativamente a este assunto?
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3097
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor jcpeixoto » quinta fev 28, 2013 9:54 am

Vivo numa freguesia do concelho de Braga, onde todos os anos saem dezenas de casais jovens à procura de habitação. Estes casais estão em idade activa e geram riqueza para a freguesia. Mas para isso era necessário que os "filhos da terra" tivessem condições para se fixarem lá. De cada vez que é feito o recenceamento geral da população (censos), entre 1991 e 2011, esta freguesia perdeu à volta de 600 habitantes.

Que políticas pensa criar e implementar para acabar com esta desertificação da freguesia em causa. Se os jovens casais não têm dinheiro para comprar uma moradia têm que ir para o concelho de Amares ou para a própria cidade onde existe a oferta de apartamentos, que como todos sabemos são bastante mais acessíveis. Nos últimos anos tenho assistido à saída de dezenas de jovens casais para fora da freguesia e do concelho.

Não poderá ser criada habitação a custos controlados para que as pessoas possam fixar-se na terra onde nasceram? A junta de freguesia já foi questionada sobre este assunto, mas mandato após mandato não resolvem o problema. Tenho esperança que as coisas venham a mudar.

A propósito a freguesia em causa é Adaúfe.

Obrigado.

José Carlos Peixoto
jcpeixoto
Presbitero
 
Mensagens: 46
Registado: sábado fev 21, 2009 6:44 pm

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor VítorB » sábado mar 02, 2013 2:23 am

Meireles88 Escreveu:Mobilidade & Transportes

: Organizei por tópicos para ser mais fácil


Muito bem, nota A, praticamente tudo o que eu queria perguntar

Apenas acrescentaria o seguinte: "O novo Hospital de Braga, tendo sido deslocado para um zona mais periférica, não trouxe nada de novo à zona em questão, criando, muito pelo contrário, um caos urbanístico onde prolifera o estacionamento abusivo que é, ao mesmo tempo, causa e consequência de má organização territorial. Neste âmbito, não acha que seria benéfico estabelecer uma parceria com a administração do Hospital de Braga para que se pudesse construir uma entrada exclusivamente pedonal na zona Este do Hospital, potenciando a criação de comércio e movimento nesta zona, e neste sentido houvesse uma alternativa viável ao estacionamento pago no recinto do Hospital?
Não acha que a rua da Quinta da Armada (troço já no bairro da Alegria), deveria ter apenas um sentido, por exemplo descendente, agora que há uma alternativa viável para chegar até ao cimo do bairro? não poderia, desta forma, equacionar-se a hipótese de alargar o passeio neste troço da rua?"
VítorB
Bispo
 
Mensagens: 88
Registado: sexta nov 23, 2012 8:08 pm

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor sagg » terça mar 05, 2013 7:45 am

Antes de mais, parabéns por esta excelente iniciativa.

A minha pergunta é simples, visto que as questões presentes neste tópico, abordam quase todos os temas que eu acho essenciais, falta um, em que se vai basear a minha questão.

Pergunto ao Sr. Ricardo Rio, o que tenciona fazer, aquela, que é do meu ponto de vista a maior porta de entrada de Braga, a dita Central de Camionagem, sem condições tanto operacionais, como de conforto, este é um espaço que envergonha qualquer bracarense que vê os seus familiares e amigos chegar à nossa linda cidade. Aceito que o momento económico não está fácil, para fazer este investimento, mas de certo que a fazer se, as empresas que lá operam teriam de suportar parte dos custos visto que são as que mais beneficiam actualmente e o mesmo seria no futuro. Quanto ao local da mesma, não penso que se deva alterar, além do mais, existe um parque de estacionamento contiguo, que de certeza daria jeito aos utilizadores da mesma, além do mais encontra - se em pleno centro da cidade (tem os seus prós e contras), acho que a par da regeneração do centro histórico, é uma questão que deveria ser encarada como prioritária. Aguardo resposta à minha questão.

Sérgio Gonçalves
sagg
Arcebispo
 
Mensagens: 314
Registado: terça jun 17, 2008 7:48 pm
Localização: Braga

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor Miguel » segunda mar 11, 2013 11:27 am

Antes de mais gostaria de louvar esta iniciativa, e também cumprimentar o candidato Ricardo Rio.
A minha pergunta é simples e tem a ver com transportes.
Se for eleito vai pretender apenas apostar em autocarros ou está nos seus planos outros meios de transporte para a cidade, como por exemplo metro de superfície, eléctricos ou mesmo troleicarros?

Cumprimentos
José Amaral
Miguel
Arcebispo
 
Mensagens: 470
Registado: quarta jan 07, 2009 12:30 am
Localização: Lagoa, São Miguel Açores

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor tasjaber » sexta abr 12, 2013 6:22 pm

Desde já os meus cumprimentos aos candidatos e votos de que quem for eleito saberá melhor defender os interesses do concelho e dos seus habitantes. apresento as seguintes questões aos dois candidatos:

1 - A cidade de Braga está economicamente muito deprimida fruto da crise ter precipitado a implosão da principal actividade industrial fomentada pela autarquia nas últimas décadas, a construção civil, em detrimento de todas as outras. Sabemos que não podemos salvar a construção civil pois tem de se redimensionar para novos tempos. O que pretende fazer o candidato para fomentar a economia do concelho?
2 - Os transportes de Braga representam um dos anacronismos da cidade, tanto públicos como privados e apenas rodoviários, todos os modelos ensaiados ou executados à data são modelos claramente confusos, ineficazes, dispendiosos e quase sem paralelo na Europa. Os TUB não servem ou servem muito mal os pólos empregadores, pólos estudantis, nem o transporte entre freguesias periféricas da cidade. O que pretende fazer o candidato para melhorar os transportes de Braga (de pessoas e mercadorias tendo em conta a pergunta 1) e qual o futuro dos TUB?
3 - O centro de Braga está desertificado. Tem muito poucos habitantes e os que tem são confrontados com escassez de transportes, poucos lugares de estacionamento próprios ou gratuitos, muitos edifícios a necessitar de renovação mas sem habitantes para formar massa crítica e dinamizar a manutenção. O que pretende fazer o candidato relativamente a este assunto?

Obrigado.
tasjaber
Presbitero
 
Mensagens: 18
Registado: domingo jan 25, 2009 8:52 pm

Re: [Eleições Autárquicas]Perguntas a...Ricardo Rio

Mensagempor Meireles88 » domingo mai 05, 2013 2:04 am

Encerrado para revisão e envio
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3097
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am


Voltar para Entrevistas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron