Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Tópico da Grundig, Bosch e Blaupunkt - Polo de Braga

Tópico da Grundig, Bosch e Blaupunkt - Polo de Braga  

Espaço de discussão sobre temas não abrangidos nas secções anteriores.

Re: Tópico da Grundig, Bosch e Blaupunkt - Polo de Braga

Mensagempor Brc20 » quinta jan 24, 2013 7:14 pm

Investimento da Bosch cria 15 postos de trabalho em Braga


2013-01-24


Investimento da Bosch no país vai permitir a criação de mais 15 postos de trabalho em Braga.


A Bosch pretende investir 37,6 milhões de euros na expansão e modernização da unidade de produção de painéis multimédia e a Continental Mabor cerca de 83 milhões de euros, de acordo com os valores avançados hoje pela TSF, num total de 120,6 milhões de euros.

O presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal considerou hoje, em declarações à Lusa, que os investimentos da Bosch e da Continental Mabor "consolidam a presença" das empresas alemãs no mercado português.

Em novembro, por ocasião da visita da chanceler alemã, Angela Merkel, a Lisboa, o presidente da AICEP, Pedro Reis, tinha avançado à Lusa que três empresas alemãs Bosch, Continental Mabor e Volkswagen, através da Autoeuropa, tinham manifestado interesse em investir em Portugal.

"Considero que estes investimentos [da Bosch e da Mabor] que estão numa fase adiantada do seu encerramento dos mandatos negociais com o Estado e que foram anunciados pelas empresas são muito importantes porque consolidam a presença e a expansão do investimento de empresas alemãs em Portugal", considerou Pedro Reis.

Segundo o responsável, o mandato negocial que a AICEP está a trabalhar com Mabor "permite assegurar que o investimento é feito na sua plenitude".

O investimento da Continental Mabor, em Lousada, que passa pela construção de uma nova unidade de produção de pneus, vai criar 97 empregos.

"A Bosch é um caso semelhante", disse, acrescentando que a AICEP está a trabalhar na fase final do fecho do mandato negocial que assegura que o investimento ficará definitivo em Portugal.

O projeto da Bosch, em Braga, prevê criar 15 postos de trabalho.

Em relação à Autoeuropa, cuja empresa anunciou a intenção de investir no reforço da linha de pintura aquando da visita do primeiro-ministro à unidade por ocasião da comemoração dos 20 anos, o processo "ainda está numa fase mais atrasada da sua negociação com o Estado". No entanto, "vejo com muito interesse e com muita atenção o facto de a empresa ter anunciado a intenção de investir 37 milhões de euros na linha de pintura, o que consolida a sua realidade em Portugal".

Estes projetos de investimento demonstram que "havendo o interesse e o apoio, seja político ou empresarial", estes concretizam-se, adiantou.

A procura de intenções de investimento "é um trabalho contínuo e estamos neste momento a trabalhar muito próximos com a Câmara de Comércio Luso-Alemã exatamente para detetarmos outras oportunidades de investidores alemães que tenham interesse em localizar-se em Portugal, tal como a abertura de novos segmentos de exportações das nossas empresas para o mercado alemão". Para Pedro Reis, depois destes investimentos, "mais dossiês aparecerão".

"Estamos sempre a acompanhar e monitorizar possível investimento alemão", afirmou.

Questionado se há outras empresas alemãs que tenham manifestado interesse em investir, Pedro Reis disse não ter dúvidas que setores como o automóvel, metalomecânica e segmentos adjacentes "estão a ser olhados com muito interesse" pelos investidores. Isto porque "consideram que Portugal recuperou a competitividade perdida e está muito bem posicionado" para concorrer "ombro a ombro" com outros destinos, nomeadamente a Europa de Leste.

A conclusão destes três projetos de investimento - Bosch, Continental Mabor e Autoeuropa - representa um investimento total de 157,6 milhões de euros.

O anúncio do valor dos investimentos acontece no mesmo dia em que o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle visita Portugal e participa no I Fórum Portugal-Alemanha, que decorre esta tarde em Lisboa.



Lusa
Brc20
Arcebispo
 
Mensagens: 1316
Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm

Re: Tópico da Grundig, Bosch e Blaupunkt - Polo de Braga

Mensagempor Meireles88 » quinta jan 24, 2013 7:29 pm

São poucos postos de trabalho, mas numa altura destas valem ouro! É uma boa notícia!
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Avatar do Utilizador
Meireles88
Administrador
 
Mensagens: 3098
Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Anterior

Voltar para Conversas de Café

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes