Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Braga Pros e Contras

Braga Pros e Contras  

Espaço de discussão sobre temas não abrangidos nas secções anteriores.

Braga Pros e Contras

Mensagempor j0hnny » segunda Oct 06, 2014 10:02 pm

Boa noite

Estão a seguir ao prós e contras?. Braga para o mundo
Enorme destaque que estão a dar à nossa cidade. Para já esta a ser bem interessante
j0hnny
Bispo
 
Mensagens: 225
Registado: sexta nov 12, 2010 10:45 pm

Re: Braga Pros e Contras

Mensagempor karlussantus » segunda Oct 06, 2014 10:30 pm

Sim, estou a seguir! Muito diálogo até agora, mas projectos concretos urbanos, intermunicipais, regionais e da euro-região ainda vi pouco.

Mas como se tem dito, pelo menos agora todos são chamados a participar.
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3614
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: Braga Pros e Contras

Mensagempor karlussantus » terça Oct 07, 2014 12:33 am

Em relação aos prós e contras.

Muita inovação, muito empreendedorimo mas em termos de projetos concretos pouco se ouviu. Fica a abertura a todos, a vontade de interligar a região e o optimismo.

Curioso que a Universidade do Minho que se insere provavelmente na região agrícola mais fértil do país, não tencione desenvolver um "pólo" ligado à agricultura. Assim como outro ligado ao desporto... Isto a julgar pelas palavras do reitor. Junto-lhe ainda um do Mar e Ambiente que poderia ser instalado, por exemplo, em Viana do Castelo procurando agregar todo o Minho em torno de uma Universidade pujante e de todos.

Tantos projetos concretos locais e de interligação regional que poderiam ter sido lançados e defendidos, mas pouco se ouviu.

Parece-me ser hora de falar em projetos concretos.

Local
Valorização e qualificação do território urbano retirando a circular da superfície permitindo a reintrodução da Ligação UM-Centro, entre outras, e permitindo a criação de uma rede de transportes urbanos e suaves muito mais eficaz. Requalificação do PEB, com abertura deste aos parques que o rodeiam e interligação desses parques urbanos (Camélias, Picoto, Rio Este, Parque da Ponte) num grande parque, interligado à rede de ciclovias a implementar. Fazendo deste um Parque de Exposições e de Congressos de Braga, da Universidade do Minho, do Minho e do Norte capaz de competir com o EuroParque por estar muito melhor localizado.
Quinta dos Peões o que fazer!? Confiança o que instalar!? Pousada da juventude!? Convertidas!? Sete Fontes!? Parque Norte!? Dolce Vita!? Piscinas Olímpicas!? São Geraldo!? Santa Cruz e restantes shoppings de "1ª geração"!?

Regional
Prolongamento da Linha de Guimarães até Braga (via Taipas), prolongamento da Linha de Braga até Barcelos (ligando assim o ramal de Braga à Linha do Minho), colocação do Aeroporto do Porto na rede ferroviária do Norte com utilização da Linha de Leixões e prolongamento desta ao Aeroporto e ligando-a a sul da Trofa, descongestionado assim a linha entre Porto e sul da Trofa.

Criação de uma rede dentro do Minho e de interligação à região, que permita que as cidades minhotas também sejam a "cidade base" das pessoas que acedem à região através do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões. Neste momento apenas o Porto é essa "cidade base", porque é a única que está em rede e com acesso direto a todo o restante território.
Que roteiros e pacotes turísticos temos para oferecer, que interliguem Braga, Viana, Guimarães, Barcelos, Ponte de Lima, Parque Nacional da Peneda-Gerês!?

Em suma
Muito optimismo mas o Minho continua desligado, sem voz e com uma nova Lisboa bem perto, que como já foi demonstrado em teses de mestrado/doutoramento continua a sugar os fundos nacionais e comunitários juntamente com Lisboa.
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3614
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: Braga Pros e Contras

Mensagempor Duarte » terça Oct 07, 2014 1:05 am

Muita parra e pouca uva.

No entanto creio que o principal objectivo era "vender" a cidade de Braga para o mundo.
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 5081
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Braga Pros e Contras

Mensagempor karlussantus » terça Oct 07, 2014 2:10 am

Duarte Escreveu:Muita parra e pouca uva.

No entanto creio que o principal objectivo era "vender" a cidade de Braga para o mundo.


Braga para o "Mundo"... Portugal! :)

Há que traduzir agora para Espanhol, Francês, Inglês e Mandarim, para ver se aparecem charters! :)

Pretenderam promover a imagem da cidade Braga como 3ª cidade portuguesa e como motor do Minho, mas parece-me muito mais importante ter bandeiras locais, regionais e "euro-regionais" pelas quais lutar, e não tivemos isso. :cry:

Pela forma como correu o programa até poderá ter sido contraproducente. Passamos 35 anos a apregoar que éramos a Capital do Minho, e a 3ª cidade portuguesa... e isso só serviu e só serve para gerar anticorpos a Braga. Devemos é acenar e lutar por projetos regionais comuns a outros municípios. Que projetos comuns com Barcelos, Viana, Famalicão, Guimarães foram lançados!?
Ser a cidade regional que tanto falaram, não é apregoar isso dia sim dia não nos órgãos de comunicação social... Ser a cidade regional é fazer dia sim dia não um projeto comum a 1 ou mais municípios vizinhos, é colocar Braga no centro e na rede da Eurorregião, etc.
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3614
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: Braga Pros e Contras

Mensagempor El Salvador » terça Oct 07, 2014 2:58 pm

Pois e Karlus, nao e mania da perseguicao mas a Uminho nunca me enganou.

Acho que se se concretizar o namoro entre o RRio e a AAUM pela instalacao da sede na Confianca so falta a AFUM desistir da creche para o polo de Braga ficar pronto. O centro de inovacao e empreendedorismo com incubadora, previsto no protocolo da Quinta dos Peoes, vai pro tecto e fica aquele espinho na garganta da Rua do Castelo mas ninguem e perfeito.

Acuso com agrado a maior transparencia na discussao da coisa publica mas tambem constato aquilo que era a desculpa de estimacao de MMachado, este pessoal e muito palavroso.

Em boa verdade, RRio ja falou num ano sobre tudo e o seu contrario mais que o patriarca em 37 anos. No entanto da figura pivot desta equipa, pelos pelouros atribuidos, Prof. Miguel Bandeira, nada de relevante. Anunciar para o novo PDM, ou seja 10 a 12 anos, uma nova zona de aptidao empresarial nao induz grande ambicao. Para mais quando areas empresariais de industria limpa desapareceram do discurso oficial.
Vou dar mais 6 meses para clarificar questoes de potenciais dividas pendentes, bem como PA de 2015, mas as minhas expectativas sao baixas.
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1416
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm


Voltar para Conversas de Café

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron