Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Reabilitação Antigo Hospital S. Marcos + Palácio do Raio

Reabilitação Antigo Hospital S. Marcos + Palácio do Raio  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

Re: Impacto Económico do Fecho do S. Marcos

Mensagempor El Salvador » sexta jul 29, 2011 3:27 pm

http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=51462

Grande Comissão Estratégica. Ninguém no activo das universidades, não é por acaso, e muitas e muito boas ideias. Um armazém para 2000 idosos. Faço ideia como seriam tratados 2000 idosos num lar. Enfim, confirma-se o que já se sabia: ninguém faz a mais pequena ideia do destino a dar ao S. Marcos.

De qualquer modo antes isto que disponibilizar infraestruturas a uma Escola Superior de Desporto sem licença ou esquecer de avisar o vereador que ia lançar o concurso do parque do picoto que o tribunal de braga notificou a câmara que lhe retirava a possibilidade de expropriar terrenos por irregularidades cometidas.

E ainda há quem goste disto e de incêndios nas sete fontes. Já não há pachorra.
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1275
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: Impacto Económico do Fecho do S. Marcos

Mensagempor RAM » sexta jul 29, 2011 5:10 pm

j0hnny Escreveu:
Santa Casa vigia instalações até novo destino do ‘S. Marcos’
O provedor da Santa Casa, Bernardo Reis, afirmou, numa conferência destinada a esclarecer notícias surgidas recentemente sobre o futuro do conjunto de seis edifícios ocupados pelo Hospital até Maio último, que, embora a ARSN tenha denunciado o contrato de arrendamento dentro do prazo legal de 45 dias, a “demora em confirmar a intenção de desocupação do espaço” acarretou prejuízos para a instituição.

Depois de ter historiado as inúmeras tentativas junto da ARSN, desde 2008, no sentido de “esclarecer qual a intenção do Estado em relação às instalações do antigo Hospital”, o provedor constatou, com tristeza, que a Santa Casa, na qualidade de proprietária dos imóveis, “teve de abdicar de projectos que estavam a ser estudados em parceria com entidades privadas”.
Bernardo Reis esclareceu que o entendimento com um grupo empresarial não se concretizou porque, caso os edifícios não fossem devolvidos pelo Estado, a instituição “ver-se-ia obrigada a vultuosas indemnizações”.

“Com o atraso nas informações perderam-se oportunidades oficiais”, isto é, uma candidatura ao QREN para a recuperação do Palácio do Raio e outra à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que a mesa administrativa da Misericórdia ponderou logo que se soube da decisão de construir o novo Hospital na zona das Sete Fontes.

Todo o conjunto edificado do antigo Hospital de S. Marcos, com uma área de 100 295 metros quadrados, estava arrendado ao Estado pelo valor mensal de 25 mil euros.
Para além do atraso no lançamento de projectos para dinamizar aqueles edifícios - processo entretanto retomado com a constituição de uma comissão estratégica - os dirigentes da Misericórdia de Braga sublinharam que o facto de não receberem desde Maio a renda dos edifícios “prejudica fortemente as valências sociais da instituição”, cujo défice era suportado por esta receita.

Tabelas sociais abaixo do máximo

Os 25 mil euros da renda do Hospital “permitiam que os preços praticados na acção social fossem abaixo dos valores máximos permitidos pela Segurança Social”, adiantou o provedor, que garantiu não estar previsto, a curto prazo, qualquer actualização das tabelas.
“Os serviços prestados pela Santa Casa da Misericórdia não estão em risco, pois há outros meios de financiamento aos quais a instituição tem acesso”, assegurou Bernardo Reis.


Não querendo com isto desculpar o Estado, mas o que é certo é que por cada ano a Santa Casa encaixava 300.000€.
Pode ter perdido parcerias e concursos ao QREN, mas desculpem lá, não ficaram de mãos a abanar.
E o QREN ainda não fechou.
RAM
Bispo
 
Mensagens: 255
Registado: quinta dez 09, 2010 2:25 pm

Re: Impacto Económico do Fecho do S. Marcos

Mensagempor Duarte » domingo dez 11, 2011 12:20 pm

Não se deve só ao efeito do São Marcos mas aqui fica:

Braga viu fechar 293 lojas nos últimos quatro meses

Número avançado em reunião entre ACB e CDS-PP
O presidente da Associação Comercial de Braga (ACB) revelou ontem que, nos últimos quatro meses, fecharam na cidade de Braga 293 estabelecimentos do comércio tradicional. O número, considerado muito preocupante, foi avançado depois de uma reunião entre a direcção da ACB e os deputados do CDS-PP eleitos pelo círculo de Braga para a Assembleia da República. O parlamentar Telmo Correia garantiu que registou as sugestões que lhe foram apresentadas e que as irá levar para Lisboa.


É um número preocupante e quem anda na cidade nem tem essa percepção.
Outro facto a ter em conta é que também não nos podemos esquecer que abrem algumas lojas no lugar das que fecham, toda a vida foi assim...
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 4945
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Impacto Económico do Fecho do S. Marcos

Mensagempor karlussantus » domingo dez 11, 2011 12:50 pm

Ia colocar a notícia associada ao Centro Histórico! :)
Imagem
karlussantus
Administrador
 
Mensagens: 3348
Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am
Localização: Braga

Re: Impacto Económico do Fecho do S. Marcos

Mensagempor Duarte » quinta jan 26, 2012 1:29 pm

Misericórdia reclama um milhão de euros

A Irmandade da Santa Casa das Misericórdia de Braga espera ser ressarcida pela degradação das instalações do ex-Hospital de S. Marcos com uma indemnização de cerca de um milhão de euros.
O provedor da Santa Casa, Bernardo Reis, revelou ontem que está concluído o levantamento do estado das instalações deixadas vagas com a deslocalização do Hospital para a zona das Sete Fontes.

A vistoria foi realizada por técnicos da Universidade do Minho e de um gabinete privado, estimando-se em um milhão de euros a verba “necessária para compensar o grau de degradação das instalações”.
Bernardo Reis considera que “a Misericórdia terá de ser ressarcida” pela Administração Regional de Saúde do Norte, entidade com a qual tinha contrato de arrendamento dos cinco edifícios ocupados pelo Hospital de S. Marcos.

O provedor esclarece que o Palácio do Raio é o edifício mais degradado e que irá obrigar a uma maior investimento de reabilitação. A Administração Regional de Saúde do Norte ainda não fez a entrega oficial das instalações do ‘S.Marcos’, continuando os dirigentes da Misericórdia de Braga a reclamar o pagamento de rendas entre final de Maio, altura em que o Hospital se deslocalizou, e Dezembro do ano passado.

Bernardo Reis alega que o contrato de arrendamento era anual, pelo que as rendas de 25 mil euros mensais são devidas até 31 de Dezembro de 2011.
Quanto à reutilização das instalações do Hospital de S. Marcos, o provedor Bernardo Reis disse que ainda nada está decidido, apesar de o ‘Jornal de Notícias’ ter noticiado ontem que está projectado um hotel para aquele local.

@CM
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 4945
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: Impacto Económico do Fecho do S. Marcos

Mensagempor Mr Strangelet » quinta jan 26, 2012 2:58 pm

O estado é a pior "pessoa" com quem alguém se pode meter em negócios. Não respeita nada nem ninguém, porque quem manda são eles. Só lhe preocupa os interesses dos mercados (que não são mais do que jogadores e especuladores). As dívidas que tem para com as empresas portuguesas pouco o preocupam. Não pagam às empresas que fornecem os hospitais (pondo em causa o SNS e milhares de postos de trabalho), não pagam às empresas construtoras de escolas no âmbito do parque escolar, se deve o reembolso do IRS o individuo tem que reclamar em tempo definido senão não recebe nada (dívida é dívida), deixam os edifícios em estado deplorável (lembro-me do palácio do raio já estar num estado lastimável há 15 anos, com os estuques e madeiras das paredes todos podres), e não abandona os edifícios no tempo acordado com as instituições. É suposto confiar nesta instituição?

Quanto ao hotel, eu bem disse que um hotel ficava ali 5 estrelas :D Aquele edifício com uma boa intervenção, e com a sua excelente localização, é uma grande aposta. Um Hotel com Centro de congressos mesmo no centro de Braga :good:
ImagemImagem :FACEPALM: ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Mr Strangelet
Administrador
 
Mensagens: 5268
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: Impacto Económico do Fecho do S. Marcos

Mensagempor Brc20 » quinta jan 26, 2012 3:36 pm

El Salvador Escreveu:Embora seja verdade que há coisas que em Braga demoram um bocado.
Por exemplo: Tempo necessário para MMachado entender o que é um parque tecnológico: 100 anos.
Tempo para dar um destino à Quinta dos Peões: 50 anos.
Tempo que o Sporting de Braga já leva sem ter um único tijolo de património próprio: de 1914 a 2011.
Tempo que os bracari esgotaram sem perceber como se muda um presidente de Câmara: de 1976 a 2013.
Etc, Etc.


Tem imensa piada :lol: :lol:
Mr Strangelet Escreveu:


Quanto ao hotel, eu bem disse que um hotel ficava ali 5 estrelas :D Aquele edifício com uma boa intervenção, e com a sua excelente localização, é uma grande aposta. Um Hotel com Centro de congressos mesmo no centro de Braga :good:



E porque não contactar as duas grandes cadeias hoteleiras nacionais sem presença em Braga?
Brc20
Arcebispo
 
Mensagens: 1248
Registado: quarta mar 05, 2008 5:17 pm

Re: Impacto Económico do Fecho do S. Marcos

Mensagempor El Salvador » quinta jan 26, 2012 6:41 pm

Será que vem mesmo o aqui tão falado hotel?
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=58897
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1275
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: Impacto Económico do Fecho do S. Marcos

Mensagempor Msilva » quinta jan 26, 2012 6:57 pm

Um hotel seria mesmo um grande investimento para o centro de Braga.
Msilva
Bispo
 
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 03, 2009 2:35 pm

Re: [Braga]Palácio do Raio torna-se museu

Mensagempor Duarte » sexta fev 24, 2012 3:13 pm

Recuperação do Palácio do Raio

Imagem

O Palácio do Raio deverá acolher o Museu da Misericórdia de Braga bem como outras iniciativas de carácter cultural.

O projecto de recuperação do Palácio do Raio é um dos assuntos que vai ser abordado hoje com o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, que visita ao final da manhã a Igreja da Misericórdia de Braga.

Francisco José Viegas vai ver in loco todo o trabalho que a misericórdia tem feito na recuperação do património de Braga, nomeadamente a recuperação da Igreja da Misericórdia.

@AM


Governo recetivo mas sem ajuda específica para Palácio do Raio disse hoje em Braga o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas

O secretário de Estado da Cultura afirmou hoje, em Braga, que não está prevista qualquer ajuda específica à Misericórdia da cidade para a recuperação do Palácio do Raio, mas afirmou que há recetividade por parte do Governo.

De visita ao património eclesiástico da Misericórdia de Braga, Francisco José Viegas adiantou ainda que a colaboração entre as Misericórdias portuguesas e o Estado vai ter desenvolvimentos muito interessantes em breve.

Francisco José Viegas esclareceu assim que não está prevista qualquer ajuda específica para a recuperação do Palácio do Raio, edifício que albergava parte do Hospital de S. Marcos.

O Palácio do Raio faz parte do património da Misericórdia de Braga, tendo ficado vazio após a saída do antigo hospital do local e é intenção da instituição recuperar o edifício.

@AM


Já la vão 4 anos desde a primeira notícia e até agora não passou das intenções, é pena, porque o edifício está cada vez mais degradado, já para não falar que aquela zona precisa urgentemente de vida.
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 4945
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

Re: [Braga]Palácio do Raio torna-se museu

Mensagempor El Salvador » sexta fev 24, 2012 5:41 pm

Para vires dizer essa ***** também podias ter ficado em Lisboa.
Poupavas e não fazias figura de parvo que já temos muitos em Braga!
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1275
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: [Braga]Palácio do Raio torna-se museu

Mensagempor El Salvador » sexta fev 24, 2012 5:45 pm

Ò Mister,
O Banco do Minho não se fundiu com ningém.
É mais uma daquelas histórias que tão má fama dão a Braga dada a frequência com que por aqui acontecem.
Fraudes, falências, fugas para o Brasil, gente até da burguesia na falência...
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1275
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: [Braga]Palácio do Raio torna-se museu

Mensagempor Mr Strangelet » sexta fev 24, 2012 7:28 pm

Braga em termos de histórias de má fama está ao nível da sociedade aonde se insere, ou seja, a portuguesa, que por si já não é grande espiga. Mas também gostava de conhecer uma sociedade que o seja. Até parece que BPP, BPN, Univerdidade Moderna, Face Oculpa, Freeport, Saco Azul, Taguspark e afins são em Braga.

A história que conheço é esta, embora já não me lembre qual é a fonte aonde li isto originalmente:
Banco Nacional Ultramarino
Estabelecido a 16 Maio 1864, incorporado a 23 Jul. 2001 na
Caixa Geral de Depósitos, fim das actividades em Angola a
1 Nov. 1926, na Índia a 18 Dez. 1961, incorporou em 1919 o
Banco Eborense, incorporou em 1919 o Banco Agrícola,
Comercial e Industrial de Vila Real, incorporou o Banco do
Douro, incorporou o Banco de Bragança, incorporou o
Banco do Minho, incorporou em 1950 o Banco Raposo de
Magalhães, incorporou em 1961 o Banco Ferreira Alves e
Pinto Leite.

http://www.apcpv.org/cheques/4.pdf

Agora a história atrás da oficial, desconheço.


Em relação à dita visita, o senhor bem podia ter ficado sentado na sua poltrona.
ImagemImagem :FACEPALM: ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Mr Strangelet
Administrador
 
Mensagens: 5268
Registado: segunda fev 18, 2008 7:18 pm
Localização: Minho

Re: [Braga]Palácio do Raio torna-se museu

Mensagempor El Salvador » sexta fev 24, 2012 8:24 pm

Em Braga além do Banco do Minho e do Comercial houve também o Mercantil.
Há muita informação avulsa sobre o Banco do Minho. Um dos seus fundadores foi o Sr. Qualquer Coisa do Raio (daí a Rua do Raio) que foi Visconde de S. Lázaro.
Aqui pode ver-se que faliu com a grande depressão (anterior a esta claro)
http://restosdecoleccao.blogspot.com/20 ... minho.html
El Salvador
Arcebispo
 
Mensagens: 1275
Registado: quarta fev 20, 2008 5:17 pm

Re: [Braga]Palácio do Raio torna-se museu

Mensagempor Duarte » sábado fev 25, 2012 7:18 pm

Misericórdia pede apoio para recuperar Palácio do Raio

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga manifestou ontem “optimismo moderado” na obtenção de financiamento de programas comunitários e nacionais para a recuperação do Palácio do Raio e da parte antiga do Hospital de S. Marcos.
Perante o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, que se inteirou do investimento feito pela Misericórdia na recuperação do seu património móvel e imóvel, Bernardo Reis apontou a reabilitação do Palácio do Raio e do ‘hospital velho’ como um “grande desafio” para a sua instituição.
A Santa Casa tem devolutos aqueles imóveis, ocupados até Maio do ano passado pelo Hospital de Braga.
O Palácio do Raio, jóia da arquitectura rococó, encontra-se num estado já adiantado de degradação, necessitando de obras urgentes.
A Misericórdia de Braga projecta instalar nesse Palácio o seu museu, depois do investimento que realizou nos últimos anos na recuperação e salvaguarda do seu património artístico.
Bernardo Reis informou o secretário de Estado da Cultura que a Misericórdia de Braga investiu cerca de 2,5 milhões de euros na conservação do seu património móvel e imóvel.
Francisco José Viegas visitou a sede da Misericórdia, onde parte desse espólio está exposto, e as igrejas da Misericórdia e do Hospital, adiantando apenas que um eventual apoio governamental à recuperação do Palácio do Raio e parte antiga do Hospital de S. Marcos tem de ser enquadrado no protocolo de colaboração celebrado com a União das Misericórdias Portuguesas.
O governante adiantou que esse protocolo “vai ter desenvolvimentos interessantes muito em breve” e que a recuperação do Palácio do Raio e da parte mais antiga do Hospital de S. Marcos “é um assunto que está em conversa”.
|Days of War|
Avatar do Utilizador
Duarte
Administrador
 
Mensagens: 4945
Registado: quinta mai 21, 2009 9:51 pm
Localização: Braga

AnteriorPróximo

Voltar para Projectos e Urbanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron