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[Braga] Ciclovias  

Espaço para a discussão do urbanismo e novos projectos.

Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor Meireles88 » sábado fev 22, 2014 8:17 pm

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Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor pmpvieira » segunda mai 26, 2014 9:23 pm

Uma boa notícia no Público de hoje ;)

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Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor pmpvieira » terça set 30, 2014 4:12 pm

Olá a todos,

No âmbito do Orçamento Participativo de Braga, elaborei uma proposta com o título "Melhoria da segurança da Ciclovia da Variante da Encosta" que passou à fase da votação.

Esta proposta consiste em melhorar a segurança da Ciclovia da Variante da Encosta (que liga o Holmes Place ao Hotel Lamaçães). Neste caso consiste em obras básicas para colocar a ciclovia sempre adjacente ao passeio para que não passe por trás de estacionamentos dos carros. A situação atual da ciclovia reduz a segurança dos ciclistas, principalmente quando os automóveis estão a sair do estacionamento, uma vez que não têm visibilidade suficiente para ver quando um ciclista se aproxima. Através de pequenas remodelações esta situação pode ser alterada e a segurança dos ciclistas aumentar substancialmente.

Penso ser um projeto importante para o desenvolvimento sustentável desta cidade, já que esta ciclovia tem problemas desde o início da sua concepção, e corrigi-la seria um bom começo para aumentar o uso de bicicletas na nossa cidade.

Pedia então que divulgassem esta proposta nos meios que acharem necessários, pedindo a ajuda de todos para que votassem no site (http://participe.cm-braga.pt/), sendo necessário o registo no mesmo e depois procurar a proposta com o número OP-15/PROJ-012 e o título "Melhoria da segurança da Ciclovia da Variante da Encosta". Criei também uma página do facebook com o endereço https://www.facebook.com/cicloviamaissegura.

Agradecia que pudessem divulgar esta informação, já que todos os votos são necessários e a votação acaba já na próxima sexta-feira, dia 3 de outubro.

Com os melhores cumprimentos e disponivel para tirar qualquer dúvida,

Pedro Vieira
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Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor ferbricos » domingo ago 09, 2015 4:13 am

Há novidades sobre uma ideia de que ouvi falar sobre colocar toda a cidade ciclável até um máximo de 100 metros de cada habitação?
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Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor karlussantus » quinta Oct 06, 2016 11:35 pm

pmpvieira Escreveu:Olá a todos,

No âmbito do Orçamento Participativo de Braga, elaborei uma proposta com o título "Melhoria da segurança da Ciclovia da Variante da Encosta" que passou à fase da votação.

Esta proposta consiste em melhorar a segurança da Ciclovia da Variante da Encosta (que liga o Holmes Place ao Hotel Lamaçães). Neste caso consiste em obras básicas para colocar a ciclovia sempre adjacente ao passeio para que não passe por trás de estacionamentos dos carros. A situação atual da ciclovia reduz a segurança dos ciclistas, principalmente quando os automóveis estão a sair do estacionamento, uma vez que não têm visibilidade suficiente para ver quando um ciclista se aproxima. Através de pequenas remodelações esta situação pode ser alterada e a segurança dos ciclistas aumentar substancialmente.

Penso ser um projeto importante para o desenvolvimento sustentável desta cidade, já que esta ciclovia tem problemas desde o início da sua concepção, e corrigi-la seria um bom começo para aumentar o uso de bicicletas na nossa cidade.

Pedia então que divulgassem esta proposta nos meios que acharem necessários, pedindo a ajuda de todos para que votassem no site (http://participe.cm-braga.pt/" onclick="window.open(this.href);return false;), sendo necessário o registo no mesmo e depois procurar a proposta com o número OP-15/PROJ-012 e o título "Melhoria da segurança da Ciclovia da Variante da Encosta". Criei também uma página do facebook com o endereço https://www.facebook.com/cicloviamaissegura" onclick="window.open(this.href);return false;.

Agradecia que pudessem divulgar esta informação, já que todos os votos são necessários e a votação acaba já na próxima sexta-feira, dia 3 de outubro.

Com os melhores cumprimentos e disponivel para tirar qualquer dúvida,

Pedro Vieira


Excelente proposta e sensata.
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Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor karlussantus » sexta Oct 07, 2016 12:26 am

Proponho que se altere o nome do tópico para um nome mais abrangente, por exemplo, Mobilidade Sustentável - "Eu já passo aqui".

Gostava de começar por discutir o eixo da Rua D. Pedro V e Rua Nova de Santa Cruz.

Grande parte deste eixo tem cerca de 9 metros de largura. (Convém confirmar as medidas exatas.)
Verificando-se essa dimensão, de acordo com a literatura, para ter passeios condignos à circulação pedonal, não pode ter duas vias de circulação para autocarros. Mesmo que seja proibido o estacionamento, não existe espaço suficiente.

FI - 0,3m mínimo
FP - 1,5 (para se cruzarem 2 pessoas) mínimo
FS - 0,3m mínimo
2,1m por passeio
4,2m os dois passeios

A dimensão mínima de uma via de autocarros é de 3m, isto atira logo o espaço necessário para os 10,2 metros. Será preciso "roubar" em algum lado para se acondicionar isto tudo na rua... Uma rua que ficaria sem qualquer estacionamento e com passeios muito reduzidos, num local onde os peões e os ciclistas devem ter primazia.

De referir ainda que o espaço necessário para o estacionamento paralelo é inferior em cerca de 75cm ao espaço necessário para uma via onde circulam autocarros, 2,25m vs 3m, mínimo. E uma via local onde apenas circulem veículos ligeiros pode ter apenas 2,55m vs 3m.
http://www.solucoesparacidades.com.br/w ... lovias.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Além disto uma via compartilhada por veículos e ciclistas deve ter 4,2metros para permitir a ultrapassagem em segurança, mas não deve ser muito superior para não permitir ultrapassagem entre automóveis.

Parece-me claro que para termos qualidade no espaço público, deve ter apenas um sentido, e apenas a mobilidade suave (peões, ciclistas, ...) deve poder circular nos dois sentidos.

Em relação aos TUB, com a rodovia ali ao lado a permitir velocidades superiores e sem os constrangimentos das manobras de acesso e de ultrapassagem a ciclistas, os autocarros dos TUB têm uma alternativa valida, onde podem praticar velocidades comerciais superiores.
Sugiro ainda a possibilidade de criação de via dedicada aos TUB, em ruas como a Rua da Restauração e Rua Martins Sarmento permitindo assim aos TUB circular nos 2 sentidos, o que torna possível servir a Carlos Amarante, a zona da Rua de São Vitor e do Largo da Senhora A Branca antes do cruzamento da 31 de Janeiro.

Voltando ao eixo da Rua D. Pedro V, está definido como uma distribuidora local e deve ter velocidades de 30km/h com coexistência. Seria assim um dos principais eixos da mobilidade sustentável.
Deixo ainda a descrição das distribuidoras locais e das vias de acesso local.

Imagem

Imagem
http://norteemrede.ccdr-n.pt/planeament ... cos_AF.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;


Para terminar pergunto, alguém quer passar aqui?


ImagemImagem
Podem ver mais imagens da Rua aqui neste grupo de Facebook.

P.S. Parece que apagaram a página...
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Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor mister B » segunda Oct 10, 2016 10:44 am

Andam sempre com o assunto pra trás epra frente e não resolvem nada!
Não é possível ter tudo, atender a todos os interesses e conseguir uma solução viável...
Na minha opinião tem de ser dada prioriodade aos peões e transportes públicos, essa rua será cada vez mais uma rua de comércio, serviços, e trafego pedonal, ou seja, retirar o estacionamento todo(a câmara poderia comprar dois ou três prédios em ruína ao meio da rua, manter a fachada e loja a nível da rua e fazer um estacionamento em altura (sim é possível, nos estados unidos são muito mais frequentes que os subterrâneos), com saída para a rua da gulbenkian nas traseiras.
Os passeios alargados e deixar apenas uma faixa para circulação no sentido UM-Centro e uma faixa de ciclovia. No sentido contrário permitido apenas trasnportes públicos através de semáforos inteligentes. Poderiam tbm criar outro corredor de circulação através da rua da gulbenkian, alargar um pouco a travessa bernardo sequeira, r beato Miguel de Carvalho, R da restauração caso optem por n manter dois sentidos para transp. publicos...
Ou todos os interessados cedem um pouco ou nunca se resolve verdadeiramente...
I love Braga
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Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor karlussantus » terça Oct 11, 2016 1:30 am

mister B Escreveu:Andam sempre com o assunto pra trás epra frente e não resolvem nada!
Não é possível ter tudo, atender a todos os interesses e conseguir uma solução viável...
Na minha opinião tem de ser dada prioriodade aos peões e transportes públicos, essa rua será cada vez mais uma rua de comércio, serviços, e trafego pedonal, ou seja, retirar o estacionamento todo(a câmara poderia comprar dois ou três prédios em ruína ao meio da rua, manter a fachada e loja a nível da rua e fazer um estacionamento em altura (sim é possível, nos estados unidos são muito mais frequentes que os subterrâneos), com saída para a rua da gulbenkian nas traseiras.
Os passeios alargados e deixar apenas uma faixa para circulação no sentido UM-Centro e uma faixa de ciclovia. No sentido contrário permitido apenas trasnportes públicos através de semáforos inteligentes. Poderiam tbm criar outro corredor de circulação através da rua da gulbenkian, alargar um pouco a travessa bernardo sequeira, r beato Miguel de Carvalho, R da restauração caso optem por n manter dois sentidos para transp. publicos...
Ou todos os interessados cedem um pouco ou nunca se resolve verdadeiramente...


Como já tive oportunidade de alertar, a mobilidade sustentável será muito importante nos próximos tempos, e na minha opinião, estão a "projetar uma catástrofe" para Braga.

Nesta rua, deve-se privilegiar a mobilidade suave (ativa), o acesso às casas e às lojas, já a circulação (tráfego de atravessamento) deve ser retirado da rua, para a Rodovia.
Portanto considero que neste caso é possível atender a todos os interesses razoáveis.

Mister B, quanto ia custar comprar um edifício e construir o parque? E para quê, será que é mesmo necessário?

Vocês sabiam que atualmente o percurso pela Rodovia seria:
- linear, todas as estações seriam de ida e volta, ao contrário do percurso atual;
- mais curto;
- mais rápido e fluído, maior % de percurso pela rodovia onde a velocidade é de 50km/h, parte do percurso em canal dedicado a 30km/h e sem os constrangimentos do contra-fluxo na D. Pedro V;
- pólos importantes servidos, estação próxima da Gulbenkian e Piscinas, estação na Carlos Amarante e mantinha estação próxima da Rua de São Vítor;

Sentido Rua Nova de Santa Cruz, Rua D. Pedro V
- Atual 2.319m
- Proposto pela Rodovia, 1.531m (menos 788m); Via de 132m dedicada aos TUB, na Rua Martins Sarmento

Sentido Rua D. Pedro V, Nova de Santa Cruz
- Atual 1.665m
- Proposto pela Rodovia, 1.582m (menos 83m)

Como podem verificar linearidade, rapidez, pólos importantes servidos...

A solução é simples e barata. Pelo que tive conhecimento, a dimensão mínima nos locais de estrangulamento é de 8,95m.
Proponho:
- 4,2m de mínimo para os passeios (2,1metros ou superior para cada dependendo da largura no local);
- 3,85m de via de transito, para permitir contra fluxo de bicicletas e ultrapassagem a ciclistas em segurança;
- 2,25m para ilhas de estacionamento pago, nos locais onde a dimensão permite;
- estacionamento pago e avenças para moradores e comerciantes;
- mais passadeiras, e elevadas, para obrigar automóveis a subirem ao nível do passeio;
- valorização do espaço público.

Porque é que acham que os TUB têm tanta relutância em retirar os autocarros da D. Pedro V!?
É simples, o famigerado anel de mobilidade, BRT!
Querem colocar o BRT (Bus Rapid Transit) pelo centro histórico dentro, e a passar por Ruas como a D. Pedro V e a Nova de Santa Cruz, além de ainda cortarem a circular, a qual fica com semáforos e cruzamentos.
Esta é mais uma das ruas condenadas a um péssimo espaço público, com passeios exíguos para peões e onde os ciclistas têm que partilhar a via com o Bus Rapid Transit. :cry: :x

Por fim deixo links de ruas no centro de Copenhaga, as quais são ruas locais, de acesso e não de circulação, tal como esta deve ser.
Rua de menor dimensão (7,5m), pequena ilha de estacionamento e contra fluxo de bicicleta visível:
https://www.google.pt/maps/@55.6799283, ... 312!8i6656

Rua de cerca de 8,5m, com estacionamento e passeios mais pequenos do que proponho:
https://www.google.pt/maps/@55.6799283, ... 312!8i6656

Rua de 15m com um sentido e muito estacionamento:
https://www.google.pt/maps/@55.6809738, ... 312!8i6656

A "Rodovia" de Copenhaga tem este aspeto, passa junto ao centro e faz a circulação entre a cintura de AE (circular) que circundam toda a cidade. Circulação segregada de bicicletas e é nesta e nas ruas principais que se encontram as linhas de autocarros da cidade, basta verem no mapa:
https://www.google.pt/maps/@55.6794538, ... 312!8i6656

Circular de Copenhaga que corta áreas residenciais e nesta zona tem precisamente o proposto para a zona do BragaParque, libertar a superfície para se fazer cidade, está a cerca de 4,8 km do centro e interliga-se com a distribuidora principal naquela área através de bocas de acesso:
https://www.google.pt/maps/@55.6291948, ... 312!8i6656

Em direção ao centro com perfil equiparado a AE e a cortar áreas residenciais sempre com cruzamentos desnivelados, depois assume o perfil distribuidora principal:
https://www.google.pt/maps/@55.719038,1 ... 312!8i6656

Será Copenhaga um mau exemplo? :roll:

P.S. Peço desculpa pela mensagem longa mas é o tema mais importante da próxima década.
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Re: [Braga] Ciclovias

Mensagempor victordomingos » sábado Oct 22, 2016 2:24 pm

Só uma pequena correção. A ultrapassagem a ciclistas na mesma via de trânsito é proibida pelo Código da Estrada. Adicionalmente, o condutor de veículo motorizado é obrigado a deixar uma distância lateral de segurança mínima de 1,5 metros.

Um ciclista precisa à vontade de 1,20 metros de largura para circular normalmente, acautelando o chamado envelope dinâmico. Nesse espaço, obviamente, não poderão existir obstáculos no piso ou fora dele (por exemplo portas de carros a abrir).

Ou seja, esses 3,85m parecem-me manifestamente insuficientes para um sentido de trânsito com espaço para ultrapassagem a ciclistas (1,2m + 1,5m = 2,70: sobra apenas 1,15m para o carro ou autocarro que irá fazer a tal ultrapassagem).

Parece-me que é criar ali uma perigosa ratoeira para levar condutores a atropelar ciclistas.




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