Bracarae - O fórum de Braga! • Ver Tópico - Santuário do Bom Jesus do Monte

Santuário do Bom Jesus do Monte  

Espaços urbanos, ruas, praças, jardins, parques, igrejas, monumentos, museus...

Re: Santuário do Bom Jesus do Monte

Mensagempor Meireles88 » quinta jul 10, 2014 1:58 pm

Os autocarros e as caravanas já pagam respetivamente 20 e 10 €...
http://www.mariomeireles.net

www.aasdsv.com -> Associação dos Amigos de São Domingos/São Vítor
Meireles88
Administrador

Registado: quarta set 10, 2008 12:10 am

Mensagempor karlussantus » quarta jul 06, 2016 12:36 am

Bom Jesus vai cobrar um euro por carro

Imagem

Depois dos autocarros, os carros também deverão, em breve, começar a pagar estacionamento no Bom Jesus, em Braga, o que está a gerar uma onda de contestação.

Os pórticos já estão instalados, mas a confraria recusa, para já, prestar esclarecimentos sobre o assunto, apesar de ser pública a intenção de cobrar uma taxa fixa de um euro para estacionamento de viaturas particulares.

Ao JN, o mesário da confraria, Varico Pereira, que tinha manifestado, já há dois anos, a intenção de avançar com uma taxa para estacionamento, remete explicações para um comunicado nas próximas semanas. Entretanto, os visitantes, sobretudo bracarenses que lá vão frequentemente, estão apreensivos e condenam a medida.

http://www.jn.pt/local/noticias/braga/braga/interior/bom-jesus-vai-cobrar-um-euro-por-carro-5268258.html
Imagem
karlussantus
Administrador

Registado: quarta fev 20, 2008 6:41 am

Mensagempor Meireles88 » quarta jul 06, 2016 2:04 pm

Acho bem. As pessoas começam a ir de autocarro, de elevador ou a pé.

Meireles88
Administrador

Mensagempor karlussantus » quarta jul 06, 2016 3:17 pm

E criam receita fixa para manterem o Santuário em melhores condições. Vários elementos e os percursos da mata estão em decadência...

Acho que deviam ter anuidade e mensalidade para os visitantes mais assíduos. E deviam criar estacionamento para as bicicletas porque como em muitos locais/monumentos europeus criaram uma área onde as bicicletas são proibidas, falta agora o estacionamento, pelo menos não me lembro de ver.
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor RedHeart » quarta jul 06, 2016 6:25 pm

A confraria recebe algum dinheiro público?

Enviado do meu bq Edison 2 Quad Core através de Tapatalk
RedHeart
Presbitero

Registado: quinta mar 07, 2013 2:13 pm

Mensagempor Meireles88 » quinta jul 07, 2016 8:56 am

karlussantus Escreveu:E criam receita fixa para manterem o Santuário em melhores condições. Vários elementos e os percursos da mata estão em decadência...

Acho que deviam ter anuidade e mensalidade para os visitantes mais assíduos. E deviam criar estacionamento para as bicicletas porque como em muitos locais/monumentos europeus criaram uma área onde as bicicletas são proibidas, falta agora o estacionamento, pelo menos não me lembro de ver.

Isso de proibir as bicicletas é ridículo, mas pronto. Cada vez mais a nível europeu se vê partilha de espaço e não proibição. Aliás basta ir a Santiago para ver que não há qualquer proibição de circulação de cicloturistas, porque eles sabem a receita que isso lhes vale.

Meireles88
Administrador

Mensagempor karlussantus » quinta jul 07, 2016 11:22 pm

Meireles88 Escreveu:
karlussantus Escreveu:E criam receita fixa para manterem o Santuário em melhores condições. Vários elementos e os percursos da mata estão em decadência...

Isso de proibir as bicicletas é ridículo, mas pronto. Cada vez mais a nível europeu se vê partilha de espaço e não proibição. Aliás basta ir a Santiago para ver que não há qualquer proibição de circulação de cicloturistas, porque eles sabem a receita que isso lhes vale.

Ainda não confirmei a totalidade da área em que "proibiram" a circulação das bicicletas. Penso que foi à frente da Igreja, em torno do lago e na ligação entre estes.

Com tanto por fazer, não vejo que problema de maior poderiam as bicicletas estar a criar. Primeiro deviam ter locais para o aparcamento das mesmas, e a proibição da circulação apenas se pode compreender nos locais mais nobres. Como em frente à igreja e nos escadórios, a fim de evitar desportos radicais num local que deve ser de lazer, calmo e de contemplação do santuário.

Nos jardins do Nymphenburg Palace em Munique, que estão circundados por uma enorme área verde, as bicicletas ficam à porta. Eu entrei de bicicleta e fui logo chamado à atenção.
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor karlussantus » sábado jul 09, 2016 4:48 pm

karlussantus Escreveu:
Meireles88 Escreveu:

Ainda não confirmei a totalidade da área em que "proibiram" a circulação das bicicletas. Penso que foi à frente da Igreja, em torno do lago e na ligação entre estes.

Com tanto por fazer, não vejo que problema de maior poderiam as bicicletas estar a criar. Primeiro deviam ter locais para o aparcamento das mesmas, e a proibição da circulação apenas se pode compreender nos locais mais nobres. Como em frente à igreja e nos escadórios, a fim de evitar desportos radicais num local que deve ser de lazer, calmo e de contemplação do santuário.

Nos jardins do Nymphenburg Palace em Munique, que estão circundados por uma enorme área verde, as bicicletas ficam à porta. Eu entrei de bicicleta e fui logo chamado à atenção.

Confirma-se que o que pretendem fazer, é limitar a prática dos diversos tipos de BTT dentro da estância, nomeadamente a descida dos escadórios...

Imagem

Informação

A Confraria do Bom Jesus do Monte, enquanto proprietária e responsável pela gestão da Estância do Bom Jesus do Monte, tem recebido numerosas reclamações e notificações, no sentido de proceder à regularização da circulação de pessoas e bicicletas na Estância. Nos últimos dois meses (Maio e Junho), para lá das reclamações de numerosos peões, aconteceram dois acidentes entre cicloturistas e peões.

Tem-se registado, embora pontualmente, a circulação abusiva e algo veloz, de bicicletas em zonas com prioridade para os peões, bem como a circulação em zonas que põem em causa a conservação do património: referimo-nos a alguns cicloturistas que têm descido os escadórios em bicicleta, pondo em risco o património e, principalmente, a segurança dos próprios e dos peões.

O plano de gestão, em elaboração, para a Candidatura a Património Mundial, obriga a cumprir um conjunto de normas para a salvaguarda do património aqui existente.

A fim de harmonizar a circulação de peões e cicloturistas, para evitar conflitos e riscos para a segurança de todos, a Confraria decidiu tomar as seguintes medidas de segurança:

1 – Regularizar e definir os espaços de circulação de bicicletas na Estância do Bom Jesus.
2 – Permitir a circulação de bicicletas em toda a área da Mata do Bom Jesus.
3 – Permitir a circulação condicionada de bicicletas, à velocidade mínima, na zona circundante à Basílica, com exceção do adro.
4 – Proibir a circulação de bicicletas no adro da Basílica e em todo o escadório da Estância do Bom Jesus.
4 – Colocar sinalética vertical, como forma de informação e sensibilização dos cicloturistas.
5 - Todos os cicloturistas devem ser responsáveis pelos atos que cometem e serão responsabilizados, em caso de dano contra pessoas ou bens, na área da Estância do Bom Jesus do Monte.

Sendo um espaço de utilização pública, a Estância do Bom Jesus é PROPRIEDADE PRIVADA. Consciente da importância que representa como espaço de lazer para milhares de praticantes de cicloturismo, a Mesa da Confraria vem, de forma inequívoca, afirmar que os cicloturistas sempre foram e sempre serão bem-vindos ao Bom Jesus do Monte, desde que respeitem as normas de circulação estabelecidas pela Confraria do Bom Jesus.

Contamos com a compreensão de todos os cicloturistas e peões, para que o respeito mútuo e o bom senso imperem e o Bom Jesus do Monte continue a ser um espaço de encontro, de recreio e de paz.

Anexamos o mapa da estância do Bom Jesus, com indicação dos locais onde é condicionada e onde é proibida a circulação de bicicletas.

Gratos pela compreensão, apresentamos os melhores cumprimentos,

Presidente da Confraria
Adelino Costa, Prof. Doutor

Confraria do Bom Jesus do Monte
Monte do Bom Jesus
4715-056 Braga
Tlf. e Fax +351 253 676 636
confraria@bomjesus.pt
http://www.bomjesus.pt

https://www.facebook.com/SantuarioDoBom ... =3&theater
Imagem
karlussantus
Administrador

Mensagempor Meireles88 » segunda jul 11, 2016 8:51 am

Eu isso acho muito bem, mas essa informação é enganadora.
A sinalização que lá está proibe precisamente as bicicletas na zona amarela... Convém mudarem isso.

Meireles88
Administrador

Mensagempor karlussantus » terça jul 12, 2016 1:18 am

Meireles88 Escreveu:Eu isso acho muito bem, mas essa informação é enganadora.
A sinalização que lá está proibe precisamente as bicicletas na zona amarela... Convém mudarem isso.

Sim, também concordo.
Quanto à sinalética que efetivamente lá está, espero que tenha sido apenas engano de quem colocou.
Imagem
karlussantus
Administrador

Anterior

Voltar para Conhecer a Cidade

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes